Megalondon
- Sophia
- 18 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Será que os megalodones ainda existem?
Essa é a pergunta que muitas pessoas ainda tentam descobrir a resposta.Porque ainda não pode se comprovar que já foram extintos ou que ainda habitam as profundezas do mar.
O famoso megalodon é classificado como o maior tubarão que viveu nas águas da Terra, além de ser um dos maiores vertebrados da história do planeta. Esses monstros marinhos dominavam os oceanos desde 28 até 1.6 milhões de anos atrás, período em que supostamente foram extintos.
Para se ter uma ideia da monstruosidade desses tubarões, um tiranossauro-rex pareceria completamente inofensivo frente à eles. Alguns de seus dentes encontrados tinham mais de 17 centímetros de altura, e reconstruções de restos fossilizados sugerem que os megalodons podiam atingir comprimentos de até 16 metros. O animal estava no topo da cadeia alimentar, se alimentando de presas grandes, como baleias e golfinhos.
Os dentes são em muitos aspectos similares aos do tubarão-branco atual (Carcharodon carcharias), mas com um tamanho que pode superar os 17 metros de comprimento, pelo que se pode considerar a existência de um estreito parentesco entre as espécies. No entanto, alguns investigadores opinam que as similitudes entre os dentes de ambos os animais são producto de um processo de evolução convergente. Por causa de seus grandes dentes que o nomearam Megalodonte que significa "dente enorme".
O tamanho desta criatura era entre 15 e 20 metros, com um peso que podia chegar as 50 toneladas. O Megalodonte era três vezes maior que o tubarão-branco atual. As primeiras reconstituições com comprimentos que podiam chegar aos 10 metros, consideram-se de maneira geral como pouco precisas.

Comments